1 – Desenhe e pinte alguma coisa
Você não precisa ser um artista nato para colorir alguns traços em um papel branco. Eu mesma uma vez desenhei uma galinha com quatro patas enquanto brincava com meu sobrinho, tamanho é o meu talento e a minha noção artística – e olha que minha mãe criava galinhas, eu sabia como elas eram. Se sua galinha tiver quatro patas, aproveite e já pinte cada uma delas de uma cor diferente. E não se esqueça das nuvens coloridas e do céu verde.
2 – Vá a um show
Poucos lugares têm tanta energia boa concentrada quanto um show, e melhor ainda mais se você é do tipo que vai saber berrar todas as músicas. É libertador, revigorante e, certamente, um bom jeito de fazer com que você fique feliz. A dica aqui é não passar o show inteiro com o celular na mão, filmando cada música: além de não aproveitar o show integralmente, depois você vai ver que as imagens ficarão ruins e que o som das gravações será basicamente o das pessoas gritando ao seu lado.
Publicidade
3 – Coma uma barra de chocolate inteira
Porque de vez em quando pode.
4 – Faça refeições em família
E deixe o celular de lado, de preferência. Aproveite o momento para contar e ouvir histórias das únicas pessoas que estão e estarão realmente sempre ao seu lado.
5 – Faça algo legal para alguém
Vale de tudo: de pequenos mimos e bilhetinhos deixados em cima da mesa do seu melhor colega de trabalho a surpresas mais elaboradas, que envolvam jantares, passeios e afins. O legal é fazer algo bacana por alguém, sem que esse alguém suspeite.
6 – Veja o nascer e o pôr do sol
Nada supera a natureza em termos de beleza, e não é de se estranhar que algumas pessoas aplaudam esses momentos.
7 – Escute músicas boas
Faça uma playlist com as músicas que mais deixam você feliz e não economize: as escute sempre que puder – no trabalho, em casa, no carro, no busão (mas com fones, por favor), durante aquela caminhada no parque...
8 – Leia um bom livro
Se você já nem se lembra da sensação de abrir um livro e começar uma nova leitura, talvez precise da indicação de alguém, e para isso servem amigos, professores, colegas do trabalho... Eu, por exemplo, indicaria “O Oceano no Fim do Caminho”, do Neil Gaiman.
9 – Vá a algum lugar novo em meio à natureza
De novo ela, a natureza. Qualquer um que já tenha passado um tempinho em um parque ou um dia inteiro chafurdando em uma cachoeira entende que a natureza faz bem, sim. Conheça novos pedaços dela: vale parque, bosque, praia, montanha, lago, jardim, árvore de jabuticaba.
10 – Trabalhe como voluntário
Fazer coisas boas de graça a pessoas que precisam de ajuda faz bem para todos os envolvidos. Sempre.
11 – Repare nos passarinhos
São criaturas minúsculas que nos humilham graças à habilidade majestosa de voar, que cantam sem precisar se preocupar com a plateia, que beijam flores e outras plantas, que veem tudo por várias perspectivas e são leves em todos os aspectos. Dá para aprender bastante com os passarinhos.
12 – Comece um bom hábito
Vale desde arrumar a cama todos os dias até começar a comer mais frutas, tomar mais água e menos café. Aos poucos, dá para fazer tudo isso.
13 – Aproveite o seu prato favorito sem culpa
O segredo que você vai aprender em qualquer programa de reeducação alimentar não é nunca mais na vida comer chocolate, por exemplo, mas reduzir a porção, melhorar a qualidade (escolher um produto com 70% de cacau) e comer só de vez em quando. Aprendendo isso, quando quiser comer, coma sem culpa e seja feliz.
14 – Plante alguma coisa
Salsinha, cebolinha, alface, margarida, pé de laranja. Apenas plante e aprenda um pouquinho sobre jardinagem – internet está aí para isso também. Mexer com terra é terapêutico.
15 – Medite
Há três anos eu trabalho no Mega Curioso, e há três anos eu leio e escrevo sobre meditação em alguns textos, sem nunca ter sido capaz de meditar na vida. Depois de tanto tentar, ler e pesquisar sobre o tema, finalmente tenho conseguido esvaziar a cabeça de vez em quando. É libertador, e você tem a sensação de que seu corpo está em sintonia com o ar à sua volta, com os raios de Sol, com tudo.
16 – Procure um velho amigo
Entrar em contato com alguém com quem você não fala há alguns anos pode ser uma experiência divertida – eis algo que fiz recentemente e recomendo.
17 – Cozinhe alguma coisa
Qualquer coisa. De bolo de cenoura a pão com ovo. Importa é ir para a cozinha.
18 – Faça um piquenique
Quando foi a última vez que você comeu qualquer coisa em um parque? Talvez esteja na hora de programar algo assim com seus amigos – só não vale deixar sujeira na grama, hein!
19 – Jogue alguma coisa
Não estamos falando de Zelda, embora video games sejam ótimas opções de entretenimento. Se houver um local adequado, reúna um grupo de amigos para jogar vôlei, tênis, futsal, queimada, peteca. Movimente-se ao lado de pessoas que fazem bem para você.
20 – Dance
Eu e o Diego Denck, que também escreve para o Mega, somos amigos de infância e moramos juntos. Um dia desses, ele chegou em casa e me flagrou dançando sozinha na sala – começou a tocar “Macarena”, não sou obrigada a não dançar. Então vale tudo: desde a sala da sua casa até a balada de sábado à noite.
21 – Veja vídeos engraçados no YouTube
Nem precisamos dizer por que isso faz bem, é óbvio demais.
22 – Faça alguma atividade física
Ok, isso pode ser um fardo para muitas pessoas – inclusive eu –, mas a verdade é que mexer o corpitcho faz bem à saúde e à mente, por vários motivos. O segredo é escolher aquilo que você mais gosta – ou menos odeia: academia, yoga, caminhadas, aulas de dança, hidroginástica etc.
23 – Faça alguma coisa que traga sua infância de volta
Para mim, é reler algum livro da série Vaga-Lume ou assistir a “O Fantástico Mundo de Bob”, “Confissões de Adolescente” ou “Anos Incríveis”.
24 – Faça alguma coisa para alcançar aquilo que você sempre quis
Todo mundo tem aquele grande sonho, mas nem todo mundo faz o que é preciso para alcançá-lo. Estude, aprenda a tocar violão, comece a publicar os desenhos incríveis que você faz, escreva.
25 – Aprenda a agradecer
Estamos mais acostumados a reclamar do que dá errado e a guardar rancor de pessoas estúpidas do que a agradecer às pessoas que são legais conosco de alguma forma. Comece a agradecer, portanto – por mensagens, bilhetinhos ou mesmo pessoalmente –, quem você acha que fez algo legal pela sua vida: amigos, familiares, professores, colegas de trabalho, vizinhos.
26 – Seja mais organizado
É desafiador, mas compensa. O ambiente à sua volta interfere, e muito, no modo como você se sente. Eu, que cresci com dificuldades quase sobre-humanas de arrumar meu quarto, ainda não consigo mantê-lo como um santuário impecável, mas não deixo que a desordem se transforme em caos – pelo menos não mais.
O que funciona é separar 5 minutinhos – sim, só isso – todos os dias para colocar algumas coisas em ordem. Meu próximo objetivo: ter uma roseira em miniatura na estante da TV – acho quarto com flor o suprassumo da organização e da lindeza. Até lá: fé, força e foco.
27 – Vá a uma sessão de massagem
É relaxamento instantâneo garantido – para o corpo e para a mente.
28 – Olhe para as estrelas
Parece clichê, e talvez até seja, mas dedicar um tempo da sua vida para olhar para o céu em uma noite estrelada é algo que vai fazer sua mente vagar e, por consequência, deixar você feliz. Se falta inspiração na sua vida, eis uma boa e poética maneira de consegui-la.
29 – Faça uma viagem de carro
Se você ainda não tem um carro para chamar de seu, convide aquele amigo que tenha e proponha uma viagem sem rumo, com música boa e paradas em lugares bonitos, pousadas interessantes, cidades minúsculas e desconhecidas. Essa dica, obviamente, envolve algum investimento financeiro, e se esse for o problema, talvez esteja na hora de você começar uma poupança para isso. Planejar também é divertido.
30 – Dê uma chance à arte
Vale de tudo: desde ir a museus e galerias até pegar aquela sessão de cinema independente que está acontecendo na sua cidade. Admire com calma e sem preconceitos os quadros, as esculturas, as fotografias e tudo o que foi feito por um artista – essas pessoas têm visões incríveis de mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário