segunda-feira, 11 de abril de 2016

Como o álcool afeta a aparência das pessoas?



Cabelo

O consumo frequente pode desidratar o couro cabeludo e deixá-lo quebradiço, e em alguns casos pode levar a queda de fios.

Cérebro

Um dos primeiros efeitos do álcool é uma leve sensação de relaxamento e bem-estar, mas dependendo da concentração encontrada no sangue, essa sensação pode se transformar em irritação e agressividade, além de provocar perda dos reflexos, prejuízos de julgamento e alteração da memória.

Olhos

A neurite ótica causada pelo consumo abusivo do álcool esgota as reservas de zinco e de vitamina B1 do organismo, e em alguns casos pode levar até a cegueira.

Boca

A média e a longo prazo, a bebida pode aumentar o risco de lesões na boca e de inflamação nas gengivas. Cerca de 80% dos cânceres de boca, faringe e laringe estão relacionados ao álcool.

Pele

A desidratação provocada pelo consumo abusivo aumenta o risco de psoríase, uma doença de pele benigna e crônica.

Que o álcool pode ter várias influências no nosso corpo, disso vocês estão cansados de saber. O efeito relaxante das doses iniciais pode desaparecer com o aumento do consumo. Beber com moderação é possível sim, mas raramente uma pessoa reconhece que está fazendo o uso abusivo da substância.

Mas afinal, porque ficamos bêbados quando ingerimos álcool? A pergunta pode parecer um tanto besta, mas vocês sabem explica cientificamente porque ficamos bêbados? A resposta é bem simples, e é a partir de três componentes químicos: serotonina, dopamina e o GABA.

O fato de ficarmos bêbados diz respeito a como as bebidas agem em nosso cérebro. O álcool começa a agir primeiramente sobre a serotonina, que é o que nos causa a alegria. Quando o sujeito começa a sorrir demais pode ser a primeira pista de que está ficando embriagada. Em seguida o álcool atinge o GABA e dá início aos problemas, ação do cérebro diminui e dá espaço a sensação de mal estar.

A dopamina é atingida por último e faz com que a pessoa perca completamente a coordenação motora. Com parte nos movimentos debilitados, a sensação é de estar cambaleando, sentindo tonturas, e é nesse instante que a pessoa perde o equilíbrio, podendo chegar até a cair no chão, e por esse motivo que o álcool é proibido para quem vai dirigir.

O álcool pode afetar as pessoas e deixar elas totalmente descontroladas, isso nós podemos ver facilmente no nosso dia-a-dia, certo? Um fotógrafo brasileiro chamado Marcos Alberti se juntou com os amigos para algumas taças de vinho e resolveu fotografá-los após ingerir algumas taças.

“A primeira taça é da comida, a segunda é do amor e a terceira da confusão”. Isso foi o que Marcos Alberti afirmou para o projeto “3 Taças Depois”. A ideia junto várias pessoas durante algumas noites em seu estúdio. Cada pessoa era fotografada sóbria assim que ela chegava ao local, depois a pessoa era fotografada a cada taça que ela tomava, mostrando as mudanças causadas no rosto dos participantes enquanto o álcool começava a fazer efeito.

O resultado desse projeto ficou incrível, e mostra como uma quantidade pequena de álcool pode afetar em nossa aparência. Confira as fotos abaixo:
1 – Algumas pessoas podem ficar um tanto risonhas


2 – Outras ficam extrovertidas



3 – Outras podem segurar os efeitos melhor que outras


4 – E outras podem até sentir um calor


5 – Algumas nós nem vemos a diferença


6 – Já outras pessoas podemos ver perfeitamente que estão bêbadas


7 – As vezes realmente não conseguimos esconder que estamos bêbados


8 – Mas cada pessoa reage de uma maneira diferente


9 – Algumas ficam bêbadas na primeira taça


10 – E outras conseguem ser mais fortes para o álcool


11 – Mas a verdade é que todo mundo muda um pouco a aparência quando está bêbado


12 – Umas mais e outras menos

Nenhum comentário:

Postar um comentário